A impressionante fotografia de Kevin Carter



Por Rafael Almeida
Kevin Carter foi um fotógrafo de guerra nascido em 1960 em Johannesburg. Kevin fez um dos registros mais impressionantes da situação do Sudão durante a guerra civil do país na década de 90. Ele estava andando em uma região desértica quando viu uma menina rastejando em direção a um distante posto de alimentação e sendo espreitada por um abutre.

Sua fotografia recebeu o prêmio Pulitzer um ano depois de ser publicada pelo jornal The New York Times e com ele vieram as críticas e a perseguição da imprensa. O que acontecera com a criança da foto? O que Kevin fez para mudar a situação?

Essas perguntas feitas pelas pessoas do mundo todo levantaram a questão sobre a escolha do fotógrafo em ser mero observador e não salvador. Kevin não aguentou. Cometeu suicídio em 1994, ligando uma mangueira para levar a fumaça do escapamento para o interior de seu carro.


Abutre espreita menina, Kevin Carter 1993


 Em sua carta de despedida Kevin disse:

Estou deprimido… sem telefone… sem dinheiro para o aluguel… sem dinheiro para ajudar as crianças… sem dinheiro para as dívidas… dinheiro!!!… Sou perseguido pela viva lembrança de assassinatos, cadáveres, raiva e dor… pelas crianças feridas ou famintas… pelos homens malucos com o dedo no gatilho, muitas vezes policiais, carrascos… Se eu tiver sorte, vou me juntar ao Ken.

Um pouco mais da história de Kevin Carter e outros fotojornalistas que trabalharam com ele pode ser vista no ótimo filme Fotógrafos de Guerra (2001).

Comentários

Postagens mais visitadas