Como avaliar sua fotografia



Por Rafael Almeida
Não devemos ser críticos ao ponto de não gostarmos de nada que fotografamos, mas ter o bom senso para fazer uma avaliação sobre nossas fotografias é essencial. Saber avaliar com cuidado, perceber os erros, ver o que poderia ter sido diferente é muito importante. Aqui vai um pequeno roteiro que pode ser seguido para que você mesmo avalie suas imagens.

Qual é a história?

Todo fotógrafo também é um contador de histórias. Suas fotografias devem conseguir transmitir alguma coisa. Um dos maiores desafios dos fotógrafos principiantes é conseguir perceber o que está querendo dizer com a fotografia.

Qualidade técnica

A imagem está bem focada? A exposição está correta? A luz, as sombras… É essencial conseguir avaliar a qualidade técnica da fotografia. Para quem está iniciando isso é uma tarefa bem difícil, principalmente em relação ao foco. Nada de fazer a avaliação usando o LCD da câmera, isso não funciona assim. Descarregue as imagens no computador e abra em tela grande uma por uma para ver os resultados.

Composição

A composição está de acordo com o que você está querendo transmitir? Existem infinitas maneiras de se compor uma fotografia e cada uma tem suas qualidades e defeitos. Saber como compor é um dos primeiros passos para a boa fotografia.

Poderia ser diferente?

O que você poderia ter feito diferente para conseguir uma imagem melhor? Talvez um outro enquadramento, uma outra composição, talvez se tivesse utilizado um equipamento diferente, uma luz posicionada de outra forma. Fazer essas perguntas é essencial para evoluir como fotógrafo, perceba quais erros você cometeu e não os repita no próximo clique.

Escrevi esse texto com base em um artigo do fotógrafo e jornalista alemão Haje Jan Kamps publicado no site Pixiq.com.

Comentários

Postagens mais visitadas