Repensar o Olhar
 Texto: Marcos Vicentti
 
Depois de quase 20 anos convivendo com a fotografia, estou refazendo o meu olhar sobre arte fotográfica, conhecendo pontos de luz que estão em tudo que agente imagina e não apenas na luz artificial ou natural que são a matéria-prima do nosso ofício. Por isso estou fazendo uma oficina denominada “Photomorphosis – Iniciação a fotografia: do artesanal ao digital”.


Nesta oficina, estou refazendo o caminho inverso: do artesanal ao digital. Nunca imaginei construir uma "câmara obscura" - o conhecimento de seus princípios óticos se atribui a Aristóteles, anos antes de Cristo.
Num mundo totalmente tecnológico, maquinas ultras digitais de tanto de pixels, nós amantes da fotografia ainda ficamos encantado em descobrir a foto artesanal.

Foto Natan Peres
 Tudo isso construído com nossas mãos aproveitando papel-cartão, lata de alumínio, barbante, cola, filme e papel fotográfico e a solidariedade de todos que estão fazendo a oficina e participação do grande mestre Miguel Chikaoka.
Construímos duas câmeras pinhole, uma utilizado recipiente de filme e a outra utilizando caixas de fósforo. As duas funcionam muito bem. O resultado das fotos produzidas é o que menos importa. A possibilidade de descoberta da fotografia artesanal e para mim o mais importante e fazer um resgate do processo fotográfico.

Um bando de louco, pela fotográfia.
Um video como construir um câmera Pin Hole

Comentários

Wigui disse…
Essa oficina casou direitinho com as leituras que eu já vinha fazendo sobre a história da fotografia... E nada melhor que por em prática tudo o que li. Uma experiência em tanto!

Postagens mais visitadas