Principais regras de composição fotográfica


Rafael, em Dicas e Técnicas

Existem algumas regras que podem ajudar na hora de fazer a composição de uma fotografia. Na verdade, a palavra regra não deve ser lida ao pé da letra aqui. Todo fotógrafo deve saber quando seguir uma regra e quando não, por isso você deve experimentar as técnicas, fazer testes para aprender o que se aplica.

Regra dos Terços

A principal e mais falada regra de composição fotográfica é a Regra dos Terços. Imagine sua fotografia dividade em 9 partes iguais por duas linhas verticais e duas horizontais. Tente posicionar os assuntos mais importantes da foto no encontro dessas linhas.

Veja na imagem, a torre está posicionada de acordo com a regra dos terços. Foto de Trey Ratcliff.

Simetria e Padrões

Podemos encontrar simetria e padrões em tudo. A simetria geralmente traz simplicidade para a fotografia e isso é muito valorizado. A regra da simetria nem sempre é a melhor escolha para uma composição, como toda regra na fotografia você deve saber quando usá-la. A quebra de simetria na composição também é uma boa técnica fotográfica.

O reflexo na água criou uma perfeita simetria na foto. Essa fotografia também serve como exemplo da regra dos terços. Foto de Andrea Mucelli.

Plano de Fundo

O plano de fundo é tão importante quanto o assunto principal. Um plano de fundo sujo e carregado pode acabar com uma fotografia. Procure um plano de fundo que resalte o assunto a ser fotografado. Uma boa dica é chegar mais perto do assunto e controlar a abertura da lente para possibilitar um maior desfoque no fundo, isso vai destacar o tema principal da foto.

Veja como o plano de fundo ficou homogêneo na fotografia do tucano. Esse desfoque de fundo criado pela lente é conhecido como Bokeh.

Essas são as principais, mas existem muitas outras regras de composição fotográfica. Experimente as técnicas ao fotografar para encontrar a melhor composição, mas lembre-se que o mais importante é não ficar preso às regras.

Comentários

Postagens mais visitadas