Três tipos de iluminação

A luz pode atingir um objeto em uma das três direções básicas. Ao entender isto, você irá reduzir o número de fotos perdidas - e irá aprender a destacar a beleza da iluminação em suas fotos.

                                                    Iluminação frontal

                                                           

                                                                    Iluminação lateral



A luz atinge o objeto em um ângulo da lateral. A iluminação lateral realça a luz e a sombra, fornecendo uma aparência tri-dimensional aos objetos. Porém, ela exige algum conhecimento e experiência para controlar as luzes e sombras produzidas pela iluminação lateral.

                                                                    Iluminação de fundo


A luz vem de trás do objeto - em outras palavras, diretamente para a câmera. Fotografar nesta situação normalmente irá reduzir o objeto a uma sombra. A técnica mais fácil é ligar o flash. Isto irá compensar a subexposição, assegurando que o objeto se destaque da luz de fundo.

A iluminação está sempre mudando: com as estações do ano, com as condições do tempo, ela varia até mesmo durante o dia. Você também irá achar útil saber algumas diferenças básicas entre a luz do dia natural e a iluminação artificial.
                                           
A luz do dia é a iluminação mais fácil para fotografar. Mas se estiver lançando sombras fortes sobre o objeto, você deve tentar utilizar o flash ou um refletor.

Luz do dia (tempo nublado/chuvoso)
A luz em dias nublados ou chuvosos é mais suave do que a luz de céu limpo, tornando se ideal para retratos atraentes e sem sombras.


Comentários

Postagens mais visitadas